domingo, 31 de janeiro de 2010

AS BELAS MONTANHAS DE PIRAPUTANGA MS



Como já relatamos em artigos anteriores, as belezas da região de Piraputanga, distrito do município de Aquidauana, MS, são de tirar o fôlego, são vales, montanhas, rios, cachoeiras, ipês floridos, mas é importante aproveitar as delícias e as maravilhas que a região oferece recorrendo a lugares que proporcionem conforto e segurança, assim, a viagem de turismo, com certeza será inequecível pelas emoções e aventuras que irá vivenciar.
Hoje o Trem do Pantanal é uma opção prazeirosa e confortável, mas quem preferir viagens em família ou grupos de amigos utilizando veículos terá a tranquilidade de estradas pavimentadas que chegam a seis quilômetros do centro montanhoso de Piraputanga.
Quem ainda não foi à Piraputanga está perdendo de conhecer uma das mais belas regiões brasileira, quem conhece já se encantou e, com certeza, voltará muitas vezes.
Informativo: A região de Piraputanga já oferece conforto aos turistas, são várias pousadas, pesqueiros e restaurantes que oferecem instalações confortáveis e cardápios variados, mas com ênfase para as comidas típicas da região.
Uma boa opção é a Pousada do Jamil - O Domador de Montanhas (veja matéria no www.inivaldogisoato.blogspot.com). Na Pousada do Jamil você encontrará: esportes radicais, dentre eles - montanhismo, trilhas, passeio a cavalo, banhos em córrego e em bicas d´águas, além de rapel em montanhas de mais ou menos 130 metros de altura e cavernas com desenhos rupestres. O local ainda oferece área de camping e lazer variados. Está preparado para receber grupos de igrejas, escolas, empresas, grupos de amigos e famílias.
Contato: Jamil 8455-1964 e-mail: mailto:e-mailmxandy.1101@hotmail.comm
Jamil o instrutor de rapel na região da sua pousada em Piraputanga

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SANTA ALBERTINA SP: CIDADE DAS PRAIAS


Em 27 de abril de 1947 foi fundado um povoado que na data de 24 de junho recebia sua PEDRA FUNDAMENTAL em terras doadas pela família Schimidt. com o nome de SANTA ALBERTINA. Sendo BELIZÁRIO DE ALMEIDA seu principal fundador. O povoado cresceu e tornou-se distrito do município de Jales em 30 de dezembro de 1953, sendo elevado à categoria de município apenas seis anos mais tarde, em 18 de fevereiro de 1959.
Santa Albertina recebeu o slogan de “cidade das praias”. Porque cidade das praias?
No aspecto geográfico, fica bem o slogan, isto porque, Santa Albertina possuí aproximadamente 10 praias, embora algumas não sejam conhecidas por parte da população local e regional, mas, muito conhecida pelos pescadores e pirangueiros do Rio Grande. As praias mais conhecidas e mais freqüentadas são:
Praia da Ilha da Mutuca: que por sinal é que acolhe um grande número de casais de namorados e jovens solitários.
Praia do Barroso: ampla e deixa a todos os freqüentadores à vontade, é a preferida pelas famílias.
Prainha: esta é a mais visitada por pessoas da cidade e de toda a região, com ponto de saida da balsa que realiza a travessia para o Estado de Minas Gerais. No local há lanchonetes e outros pontos de encontro para os visitantes.
Os eventos promovidos na cidade fazem com que a Cidade das Praias seja conhecida pelos turistas. O entardecer à beira do Rio Grande é simplesmente inesquecível. Visitar Santa Albertina, pescar, aproveitar suas praias e águas serão, com certeza, momentos inesquecíveis.

DADOS DO MUNICÍPIO DE SANTA ALBERTINA
Cidade: Santa Albertina, São Paulo, REGIÃO ADMINISTRATIVA: 8a - São José do Rio Preto, FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO: 24 de junho de 1.948, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO: 01 de janeiro de 1.960, LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA: Noroeste do Estado de São Paulo, LIMITES DO MUNICÍPIO: NORTE: Iturama/MG - 11 km, SUL: Urânia/SP - 8 km, LESTE: Paranapuã/SP - 7 km DISTÃNCIA DA CAPITAL: 625 km, No DE ELEITORES: 4.471 (eleições 2004), ECONOMIA DO MUNICÍPIO: Agricultura e Pecuária, ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO EM 1° DE JULHO DE 2008: 5.052 (FONTE: IBGE)
FOTOS

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PIRAPUTANGA MS: UM PARAÍSO NO CORAÇÃO DO CENTRO-OESTE

Região de Piraputanga - trem de carga
Piraputanga localizada-se no município de Aquidauana, que está situado na região Centro-Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Região de planícies e planaltos. Sendo 70% da área composta pela planície pantaneira e 30% de planalto. Fica a 125 kg de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A região de trabalho compõe-se de vegetação típica de cerrado e passa por ela a Serra de Maracajú que engloba três distritos, sendo um deles o de Piraputanga, que é rodeado de morros e às margens do Rio Aquidauana, com seu clima tropical equatorial.
Antes do local denominar-se Piraputanga surgiu ai, “primeiramente a estação ferroviária que foi inaugurada em 1922, no dia 02 de abril”. Esta estação ferroviária deu condições para a fixação de famílias no local, pois facilitava o transporte.
“O nome PIRAPUTANGA originou-se de um peixe com contrastes vermelhos e amarelos, devido a sua grande quantidade no rio AQUIDAUANA”. “No idioma TUPI – PIRAPUTANGA, significa PEIXE VERMELHO, da região Amazônica e sub-amazônica. No idioma GUARANY – PIRA-PUYTÃ. Os colonizadores da região não conseguindo a pronúncia correta para PUYTÃ, começaram a falar PIRAPUTANGA”. Há outras explicações para o nome Piraputanga, diz que esse nome origina-se do Tupi e significa “Pira = peixe e putanga = é uma modificação de pitanga = vermelho. Piraputanga = peixe vermelho”.
Atualmente “a vila conta com um posto de saúde, posto policial, posto telefônico, com uma pequena agência de correios, algumas pequenas mercearias, algumas igrejas, um local denominado Associação de Moradores, onde acontecem as reuniões, os bailes e outros eventos nos finais de semana. E, ainda, linhas de ônibus da empresa Expresso Mato Grosso. Desta forma o lugarejo vem aos poucos conquistando benefícios que a integrou a Aquidauana, Campo Grande e a outras cidades deixando de ser um lugar isolado.
A região é toda cercada de morros e montanhas, com o rio Aquidauana cortando toda a paisagem e dando um visual maravilhoso. A pesca e o montanhismo são os pontos fortes desse paraíso. Resumindo, Piraputanga é simplesmente maravilhosa. Venha conhecê-la:




domingo, 17 de janeiro de 2010

AS MAIS BELAS CIDADES TURÍSTICAS


Rio Verde MS - Piraputanga MS

Angélica MS
Nesse blog estaremos divulgando as mais belas cidades turísticas do país. Estaremos privilegiando cidades que normalmente não estão na mídia nacional, mas que apresentam belezas especiais.
Conhecerão: a região de Piraputanga em Aquidauana MS - Rio Verde do MT em MS - Angélica MS - Santa Albertina SP