terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PIRAPUTANGA MS: UM PARAÍSO NO CORAÇÃO DO CENTRO-OESTE

Região de Piraputanga - trem de carga
Piraputanga localizada-se no município de Aquidauana, que está situado na região Centro-Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Região de planícies e planaltos. Sendo 70% da área composta pela planície pantaneira e 30% de planalto. Fica a 125 kg de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A região de trabalho compõe-se de vegetação típica de cerrado e passa por ela a Serra de Maracajú que engloba três distritos, sendo um deles o de Piraputanga, que é rodeado de morros e às margens do Rio Aquidauana, com seu clima tropical equatorial.
Antes do local denominar-se Piraputanga surgiu ai, “primeiramente a estação ferroviária que foi inaugurada em 1922, no dia 02 de abril”. Esta estação ferroviária deu condições para a fixação de famílias no local, pois facilitava o transporte.
“O nome PIRAPUTANGA originou-se de um peixe com contrastes vermelhos e amarelos, devido a sua grande quantidade no rio AQUIDAUANA”. “No idioma TUPI – PIRAPUTANGA, significa PEIXE VERMELHO, da região Amazônica e sub-amazônica. No idioma GUARANY – PIRA-PUYTÃ. Os colonizadores da região não conseguindo a pronúncia correta para PUYTÃ, começaram a falar PIRAPUTANGA”. Há outras explicações para o nome Piraputanga, diz que esse nome origina-se do Tupi e significa “Pira = peixe e putanga = é uma modificação de pitanga = vermelho. Piraputanga = peixe vermelho”.
Atualmente “a vila conta com um posto de saúde, posto policial, posto telefônico, com uma pequena agência de correios, algumas pequenas mercearias, algumas igrejas, um local denominado Associação de Moradores, onde acontecem as reuniões, os bailes e outros eventos nos finais de semana. E, ainda, linhas de ônibus da empresa Expresso Mato Grosso. Desta forma o lugarejo vem aos poucos conquistando benefícios que a integrou a Aquidauana, Campo Grande e a outras cidades deixando de ser um lugar isolado.
A região é toda cercada de morros e montanhas, com o rio Aquidauana cortando toda a paisagem e dando um visual maravilhoso. A pesca e o montanhismo são os pontos fortes desse paraíso. Resumindo, Piraputanga é simplesmente maravilhosa. Venha conhecê-la:




6 comentários:

  1. Lindas fotos, esta é a minha cidade Natal
    quero conhecer pessoalmente, estou a procura de de uma pousada perto da Igreja são joão Batista
    entar em contato pastoraneidenunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Piraputanga-MS, aqui tem pinceladas de Deus, curto este lugar desde quando tinha 12 anos, na chácara do Tio Aurio, hoje tenho 52 anos, moro aqui a 8. Amo pintar em pedras as paisagens do local. Este lugar é maravilhoso, com diversos pontos turísticos, principalmente as furnas. Quem toma a água deste local, volta. Mais detalhes, entre em contato com cleusapiraputanga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Conheci Piraputanga em 1988, me apaixonei, tinha ido para o MS para dirigir a Soc. Radio Difusora de Campo Gde e depois Rádio . Residimos por 4 anos, cheguei a comprar um terreno em Piraputanga bem no centro, com minha transferência para Recife/PE (Radio Globo) me desfiz. Mas sinto muitas saudades, principalmente do casal seu Veloso e Dona Maria, onde sempre passamos final de semana. Um dia eu volto. Est´[a mais linda agora. Jvalentim/Jornalista, Radialista e Professor.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde , sou do MS mas nao conheço Piraputanga, me chamo Wilson, quero ir no feriado de Carnaval conhecer ai.
    alguem pode me informar sobre pousadas , hoteis ou lugar para hospedagem??? tem festa de Carnaval ai??

    ResponderExcluir
  5. boa tarde , sou do MS mas nao conheço Piraputanga, me chamo Wilson, quero ir no feriado de Carnaval conhecer ai.
    alguem pode me informar sobre pousadas , hoteis ou lugar para hospedagem??? tem festa de Carnaval ai??

    ResponderExcluir
  6. Costumava acampar era maravilho na década de 80...lugar divino mesmo..este ano penso em voltar...recomendo.Renata

    ResponderExcluir