quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SANTA ALBERTINA SP: CIDADE DAS PRAIAS


Em 27 de abril de 1947 foi fundado um povoado que na data de 24 de junho recebia sua PEDRA FUNDAMENTAL em terras doadas pela família Schimidt. com o nome de SANTA ALBERTINA. Sendo BELIZÁRIO DE ALMEIDA seu principal fundador. O povoado cresceu e tornou-se distrito do município de Jales em 30 de dezembro de 1953, sendo elevado à categoria de município apenas seis anos mais tarde, em 18 de fevereiro de 1959.
Santa Albertina recebeu o slogan de “cidade das praias”. Porque cidade das praias?
No aspecto geográfico, fica bem o slogan, isto porque, Santa Albertina possuí aproximadamente 10 praias, embora algumas não sejam conhecidas por parte da população local e regional, mas, muito conhecida pelos pescadores e pirangueiros do Rio Grande. As praias mais conhecidas e mais freqüentadas são:
Praia da Ilha da Mutuca: que por sinal é que acolhe um grande número de casais de namorados e jovens solitários.
Praia do Barroso: ampla e deixa a todos os freqüentadores à vontade, é a preferida pelas famílias.
Prainha: esta é a mais visitada por pessoas da cidade e de toda a região, com ponto de saida da balsa que realiza a travessia para o Estado de Minas Gerais. No local há lanchonetes e outros pontos de encontro para os visitantes.
Os eventos promovidos na cidade fazem com que a Cidade das Praias seja conhecida pelos turistas. O entardecer à beira do Rio Grande é simplesmente inesquecível. Visitar Santa Albertina, pescar, aproveitar suas praias e águas serão, com certeza, momentos inesquecíveis.

DADOS DO MUNICÍPIO DE SANTA ALBERTINA
Cidade: Santa Albertina, São Paulo, REGIÃO ADMINISTRATIVA: 8a - São José do Rio Preto, FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO: 24 de junho de 1.948, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO: 01 de janeiro de 1.960, LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA: Noroeste do Estado de São Paulo, LIMITES DO MUNICÍPIO: NORTE: Iturama/MG - 11 km, SUL: Urânia/SP - 8 km, LESTE: Paranapuã/SP - 7 km DISTÃNCIA DA CAPITAL: 625 km, No DE ELEITORES: 4.471 (eleições 2004), ECONOMIA DO MUNICÍPIO: Agricultura e Pecuária, ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO EM 1° DE JULHO DE 2008: 5.052 (FONTE: IBGE)
FOTOS

2 comentários:

  1. Santa Albertina é simplesmente sensacional, uma cidade apaixonante.

    ResponderExcluir
  2. As fotos da prainha estão desatualizadas! A reforma foi finalizada e a prainha ficou maravilhosa.

    ResponderExcluir